-
- 19 nov 2020
A prevenção é a melhor forma de evitar problemas de pele. Então é na juventude que se deve começar a cuidar! É possível compor uma rotina de cuidados que vai minimizar as alterações cutâneas que podem aparecer de forma precoce, como manchas, rugas e linhas finas.
1. Para manter a pele jovem, o cuidado começa na infância: Até 80% do envelhecimento se previne usando filtro solar na infância e na adolescência! E não é só para ir à praia ou piscina! A criança e o adolescente têm muitas atividades esportivas ao ar livre, portanto o uso do protetor deve ser incorporado na rotina diária. Dessa forma, além de manter a beleza, é feita a prevenção do câncer de pele.
2. Se tiver acne na adolescência, não use nada por conta própria, nem indicado por amigos ou revistas ou anúncios de TV. A acne tem tratamento e quando é iniciado logo que aparecem as primeiras espinhas não se formam as terríveis cicatrizes, que destroem o colágeno e facilitam a flacidez no local.
3. NUNCA faça bronzeamento artificial! Além de ser cancerígeno, provoca danos às fibras elásticas da pele, que envelhecerá muito mais rápido.
4. Tome pelo menos 2 litros de água por dia. A hidratação da pele se faz “de dentro pra fora”, os cremes só retém a água dentro da pele.
5. Alimente-se com qualidade. Muitas frutas (mamão, maçã, laranja, maracujá) tem propriedades antioxidantes. Uma pessoa saudável tem a pele bonita.
6. Não fume! As substâncias liberadas pelo cigarro deixam a pele amarelada, sem viço e com maior tendência à formação de rugas.
7. Inicie o tratamento anti-idade precocemente: a partir dos 25 anos já podemos fazer a prevenção das rugas e manchas e alguns tratamentos como peeling e laser. O exame detalhado da pele pelo médico especialista irá determinar qual o creme anti-idade adequado e o procedimento mais indicado para sua pele.
8. Procure cuidar do emocional: o estresse e a ansiedade produzem radicais livres que envelhecem a pele.
9. Não traga cremes de viagens ao exterior sem orientação médica: você pode acabar comprando um creme que é próprio para o clima de outro país, com invernos mais rigorosos e, portanto, mais oleosos e que vão acabar causando espinhas.
10. Tenha paciência, disciplina e persistência. Se você começa, logo desanima e para o tratamento, todas as vezes que recomeça volta à estaca zero. Quanto maior o tempo de tratamento, mais efeito ele vai fazer. Criando-se o hábito dos cuidados diários, orientados pelo médico especialista, com visitas regulares ao consultório, os anos vão passar e a idade só vai aumentar no seu RG, pois a pele vai continuar saudável, jovem e viçosa!