-
- 17 fev 2017
Em frente às telas dos computadores e da televisão, as crianças se distraem e passam horas, principalmente se estiveram jogando videogame ou assistindo a desenhos. Segundo dados do IBOPE On-line, em 2012, internautas entre 02 e 11 anos permaneceram em média 17 horas diárias conectados ao computador.
Porém, nem tudo é diversão! O uso em excesso desses aparelhos eletrônicos podem causar sérios danos à visão, como: Síndrome Visual associada ao uso do Computador (CVS) e o agravamento da miopia e da hipermetropia. Além destes, podem ocorrer também problemas metabólicos, como obesidade e sedentarismo.
De acordo com um estudo realizado pelo National Eye Institute, publicado na edição de dezembro de 2009 do Archives of Ophthalmology, a incidência de miopia precoce entre crianças americanas aumentou de 25% para 41, 6% ao longo dos últimos 30 anos, 66% a mais.
Muitos oftalmopediatras acreditam, e as pesquisas confirmam, que isso se deve ao uso prolongado do computador e da TV nessa faixa etária. É fundamental que os pais estejam atentos aos sinais dados pelo filho. Assim, ele poderá recorrer a um oftalmologista e detectar precocemente possíveis doenças oculares e tratá-las.
Síndrome Visual associada ao uso do Computador (CVS)
A (CVS) é um conjunto de sinais e sintomas decorrentes da exposição prolongada dos olhos às telas dos computadores. Qualquer pessoa que passe aproximadamente duas horas por dia em frente ao computador apresenta o risco de desenvolver a Síndrome. Os principais sintomas são: olhos irritados, vermelhos, secos ou lacrimejantes; coceira, fadiga, sensação de peso nas pálpebras, dificuldade em conseguir foco e enxaquecas.
Miopia, hipermetropia e astigmatismo
O uso dos monitores atinge, em cheio, os que possuem miopia, hipermetropia e astigmatismo e não usam óculos quando estão em frente à TV e ao computador, pois o uso excessivo aumenta o esforço do músculo ocular, que leva à fadiga antecipada.
Miopia é a condição em que os olhos enxergam objetos que estão pertos, mas não são capazes de enxergar claramente os que estão longe.
A hipermetropia ocorre quando o olho é menor do que o normal. Isso cria uma condição de dificuldade para que o cristalino focalize, na retina, os objetos colocados próximos ao olho.
Já o astigmatismo prejudica a visão dos objetos que estão longe e causa fadiga no uso prolongado da visão em atividades de perto, por exemplo, leitura, escrita e no uso do computador.
Dicas para se evitar problemas
• Monitore o tempo que o seu filho passa em frente ao computador e televisão;
• Certifique-se que a criança consegue enxergar perfeitamente a tela, mantendo o ângulo da visão em 15 graus, mais ou menos uns 50 cm/60cm de distância dos olhos. O monitor deve ficar ligeiramente para baixo;
• Verifique a iluminação do ambiente onde o computador e a televisão são usados. Nunca os coloque diante de uma janela, pois o excesso de luz na direção dos olhos favorece a fadiga visual.
• Evite também colocar em ambientes de baixa luminosidade, o contraste com a luz emitida pelo monitor é altamente prejudicial à visão; Evite luzes diretas nos olhos, como luminárias de mesa;
• Mantenha a tela do computador limpa; Faça regularmente o exame oftalmológico nas crianças;
• Não use medicamentos, como colírios e água boricada, sem antes procurar um oftalmologista. Estes produtos podem mascarar problemas oculares sérios e causar irritação nos olhos.
– –
Fonte: CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia