-
- 07 jul 2023
Você costuma ter alergias na pele? Esse problema costuma causar vários incômodos, como manchas e bolinhas vermelhas que coçam. Existem vários tipos dessa doença de pele, mas a boa notícia é que conseguimos nos preveni-la através do uso de hidratantes, da água termal e de outros produtos com ativos que tratam essa sensibilidade. Agora, se o problema já está instalado, existem tratamentos que amenizam os sintomas e deixam a região forte e saudável novamente. Para esclarecer dúvidas sobre essas irritações. Confira!
1. O que é alergia na pele?
Alergias na pele são algumas reações inflamatórias ou irritativas que se manifestam em diferentes regiões do corpo, como a boca, braços, pescoço, axilas, barriga, pernas, entre outros. São consideradas dermatites não contagiosas, por isso, não há problema em partilhar objetos, roupas e tocar na pele.
2. Tipos de alergias na pele
Urticária: lesão avermelhada, que aparece em placas e com relevo, provocando coceira. Pode ser desencadeada por medicamentos, alimentos, picadas de inseto ou contato com substâncias como látex e tintas, por exemplo;
Angioedema: tem a mesma origem da urticária, porém, é mais grave porque atinge as camadas mais profundas da pele e também as mucosas, podendo provocar inchaço dos lábios, língua, olhos e das vias respiratórias;
Dermatite de contato: é uma forma de irritação da pele causada pelo contato com substâncias específicas. Além disso, essa alergia pode ser dividida entre dermatite de contato irritativa ou dermatite de contato por sensibilização;
Dermatite atópica ou eczema atópico: muito comum em crianças, que surge em áreas de dobras, como a parte de trás dos joelhos, pescoço, nos cotovelos e no rosto.
2.1. Alergia nervosa
A alergia nervosa é o nome de alguns quadros de dermatite que acabam piorando em momentos de estresse ou problemas emocionais, como ansiedade e depressão. São caracterizadas por lesões do tipo eczema, ou seja, placas vermelhas e ásperas, algumas vezes, com pequenas bolhas e tendo a coceira como principal sintoma.
2.2. Alergia ao sol
Acontece quando expomos em excesso a pele ao sol e o sistema imunológico reage, formando bolinhas vermelhas na pele, que podem causar coceira. A alergia ao sol é mais comum em regiões muito visíveis, como os braços, mãos, colo e rosto.
3. Sintomas da alergia de pele
• Manchas vermelhas na pele;
• Bolinhas vermelhas na pele;
• Bolinhas brancas na pele;
• Coceira;
• Ardência;
• Inchaço
• Pele áspera;
• Sensibilidade.Em qualquer sintoma de alergia, procure seu dermatologista!
4. Como prevenir essa doença de pele?
As alergias na pele podem ser prevenidas com simples hábitos diários. As peles mais hidratadas, que evitam banhos quentes e usam sabonetes adequados conseguem manter a barreira de proteção da pele mais protegida. Além disso, também é importante não manter contato com substâncias alergênicas.
5. Tratamento para alergia na pele
Em casos de crise, é necessário o uso de corticoides tópicos ou orais e dermocosméticos em forma de cremes e loções, que restauram e mantém por mais tempo a barreira de proteção e hidratação da pele, com ativos calmantes.
6. Produtos que ajudam no tratamento da alergia
• Hidratantes leves com ativos prebióticos;
• Sabonetes sem parabenos;
• Água termal;
• Protetor solar com amplo espectro e textura leve;
• Desodorante sem álcool, alumínio e parabenos.7. Mitos e verdades sobre alergia na pele
7.1. Rosácea é um tipo de alergia de pele?
Mito. Embora alguns sintomas sejam parecidos com a alergia na pele, a rosácea é uma doença crônica de origem desconhecida, que causa manchas vermelhas no rosto, sensibilidade na pele, espinhas e irritação nos olhos em quadros mais avançados
7.2 Crianças costumam ser mais alérgicas do que adultos?
Verdade. As crianças apresentam maior sensibilidade na pele devido o sistema imunológico não ser completamente desenvolvido. Segundo pesquisas, cerca de 5% a 6% das crianças menores de 3 anos desenvolvem alergia a algum tipo de alimento, sendo o mais comum o leite de vaca, com 80% de chance.
7.3. Tatuagem pode causar alergia?
Verdade. A tatuagem pode causar alergia na pele. Em alguns casos, essa reação se desenvolve meses após fazer a tattoo. “Os sintomas mais comuns são placas vermelhas, inchaço, coceira, descamação e bolinhas. Assim, o desenho tende a ficar danificado, desproporcional, falhado ou em alto-relevo.
– –
Fonte: DermaClub