Qual a diferença entre o médico Oftalmologista e o Optometrista?

  • Qual a diferença entre o médico Oftalmologista e o Optometrista?

    O oftalmologista é o médico especialista em cuidar da saúde ocular, capacitado para diagnosticar e tratar problemas da visão, fazer exames e realizar cirurgias, quando forem necessárias.

    A formação de um óptico-optometrista permite sua atuação nas áreas técnica e de laboratório de produtos oftálmicos, sendo sua função interpretar o receituário do médico oftalmologista; produzir lentes, montar e consertar óculos, cuidando de sua manutenção; e orientar na escolha do modelo mais adequado de lente e armação de acordo com a necessidade apresentada pelo paciente. O optometrista NÃO faz a avaliação da visão, nem prescreve óculos. Isso é função do médico oftalmologista.

    Você sabia? O olho é um órgão pequeno do corpo humano que pode ser acometido de 3.892 doenças. Elas podem ser raras ou não. Se uma doença não for identificada a tempo, pode cegar e até matar. O oftalmologista é o médico que tem competências para cuidar desse órgão, por conhecê-lo com muita propriedade.

    Mas será que é preciso uma consulta mesmo? Não dá para comprar óculos ou lentes de contato prontas, na ótica ou pela internet?

    A visão é um bem precioso e requer cuidados muito específicos. O checkup com o médico oftalmologista é uma medida importante para prevenir doenças e manter a saúde ocular. Com um exame oftalmológico, é possível diagnosticar precocemente doenças que podem levar à cegueira, iniciar o tratamento e buscar preservar a visão.

    Jamais use óculos de grau sem prescrição médica. A supervisão do oftalmologista é fundamental também para os usuários de lentes de contato: nem todas as pessoas podem usar lentes de contato (isso depende de uma série de fatores que precisam ser avaliados em um exame oftalmológico), sob o risco de criar lesões graves nos olhos.

    “É possível diagnosticar precocemente doenças que podem levar à cegueira, iniciar o tratamento e buscar preservar a visão”

    Embora possa parecer algo simples, durante a consulta, o médico oftalmologista, mais do que determinar a necessidade ou não de usar óculos e o grau das lentes, pode avaliar a saúde ocular e mesmo detectar uma doença sistêmica (que afeta mais partes do corpo ou mesmo todo o organismo) como causa dos sintomas visuais. As doenças sistêmicas que podem ser identificadas durante um exame de vista com o oftalmologista são inúmeras, tais como: hanseníase, tuberculose, lúpus, doenças reumáticas, diabetes, disfunções na tireoide, tumores, Aids, toxoplasmose e hipertensão arterial.

    – –
    Fonte: Veja Bem – CBO em Revista