Primeiros socorros em casos de trauma ocular

  • Primeiros socorros em casos de trauma ocular

    Nossos olhos são estruturas bastante delicadas e muito complexas. Qualquer trauma ocular não pode ser negligenciado e merece atenção imediata. As medidas tomadas logo após a ocorrência do trauma podem ser decisivas na eficácia do tratamento e na preservação da visão. O traumatismo ocular pode causar diminuição da acuidade visual e cegueira unilateral.

    Grande parte dos acidentes oculares ocorre dentro de casa, principalmente com crianças, e no ambiente de trabalho. Durante o lazer e a prática esportiva, também podem acontecer traumas nos olhos. Para evitá-los, é importante tomar alguns cuidados, como manter produtos químicos em locais seguros, evitar objetos pontiagudos perto de crianças, usar óculos de proteção durante o trabalho e proteger-se durante atividades esportivas.

    Algumas lesões graves, com potencial para deixar sequelas permanentes na visão, nem sempre se manifestam imediatamente com dor ou diminuição da visão. Por isso, sempre que ocorrer um trauma ocular, deve-se procurar atendimento oftalmológico imediatamente para realizar exames adequados e receber tratamento específico.

    Veja a seguir o que deve ser feito para os primeiros socorros no caso de um acidente ocular.

    Traumas por fragmentos
    Não tente remover os fragmentos do objeto que atingiu o olho, pois há o risco de agravar a situação. Procure imediatamente uma emergência oftalmológica mais próxima.

    Corpo estranho
    Caso algo tenha entrado no olho, como areia ou poeira, a primeira recomendação é não esfregar a região. Pisque para estimular o lacrimejamento, o que fará com que o corpo estranho se desloque e saia do olho. Se o corpo estranho não se deslocar com o piscar, não tente removê-lo, procure atendimento de emergência com o oftalmologista.

    Produtos químicos
    Quando um produto químico entra em contato com os olhos, é importante tentar minimizar o tempo de exposição do olho à substância, lavando com água por, pelo menos, 15 minutos. Caso a pessoa use lentes de contato, elas devem ser retiradas imediatamente. Mesmo que o incômodo passe, deve-se procurar um médico oftalmologista para que seja avaliado o grau do trauma.

    Pancada no olho
    Uma pancada no olho pode resultar em nenhuma consequência ou até mesmo na perda da visão. O acidente pode provocar ainda o surgimento de uma mancha de sangue causada pelo rompimento de vasos sanguíneos. Em caso de pancada no olho, é importante procurar por atendimento oftalmológico o mais rápido possível.

    – –
    Fonte: Visão em Foco – CBO em Revista
    www.vejabem.org