-
- 26 jul 2024
Depois de passar o verão ao sol, despreocupadamente, médicos e pacientes preferem o outono e inverno para fazer tratamentos estéticos. As estações mais frias do ano são recomendadas pelos dermatologistas para fazer os procedimentos mais invasivos.
Com dias mais curtos e escuros, essa é a época ideal para quem quer tentar um procedimento estético drástico, principalmente os que removem camadas superficiais da pele, pois a boa recuperação destas intervenções exige o mínimo possível de exposição ao sol. Além disso, a quantidade de roupas ajuda a esconder os possíveis efeitos indesejáveis que estes tratamentos produzem, como vermelhidão e hematomas.
Manchas
No caso do melasma, os cuidados devem acontecer periodicamente, para que as marcas diminuam e os tratamentos clínicos apresentem melhores resultados. Para corrigir esse problema, o peeling é recomendado para uniformizar o tom do rosto, melhorar a textura e clarear as manchas. O ideal são, no mínimo, três sessões com o intervalo de um mês. A melhor época para realizar o procedimento é de maio até outubro, e o tipo de peeling será decidido pelo médico, podendo ser superficial, médio ou profundo.
Geralmente se associa um creme clareador com ativos ideais para cada pele. Já o uso do protetor é obrigatório durante o ano todo.
Rugas e flacidez
Se a sua pele apresenta pés de galinha quando você sorri ou vincos na testa ao ficar irritada ou espantada, os dermatologistas recomendas o uso da toxina botulínica como o melhor tratamento. Se você optar pelo laser, uma ou duas sessões podem resolver o problema. Os meses de maio, junho e julho são ótimos para a realização dos procedimentos.
Existe também o ácido hialurônico injetável, que é usado para preencher as rugas mais profundas. Esse procedimento é indicado no caso das rugas estáticas, aquelas que aparecem quando você está parada, sem rir ou se expressar.
Pintas
Como existem diferenças entre pintas e sardas, depois do verão é importante redobrar o cuidado com a pele. Para cuidar do problema, os dermatologistas explicam que a análise periódica é importante para diferenciar as pintas perigosas das inofensivas. O ideal é fazer um check-up anual para prevenir possível câncer de pele.
Acne
Quem sofre com acne, sabe que ela piora durante o verão. É justamente por esse motivo que ela deve ser tratada sempre. Nesse caso são indicados produtos com ativos específicos para esse tipo de pele, máscaras faciais e, em alguns casos, o remédio via oral. Entre os tratamentos clínicos estéticos, o peeling químico ou laser de CO2 fracionado são úteis para renovar as células do rosto e tratar as cicatrizes.
Depilação a laser
A depilação a laser, também popular, requer bom senso. Se a ideia é depilar regiões expostas, prefira o inverno, mas se o alvo for uma região que fica escondida, não há problemas se feita no verão.