Depilação a laser: tire todas as suas dúvidas

  • Depilação a laser: tire todas as suas dúvidas

    Se os seus pelos formam uma discreta e suave penugem loira, harmoniosamente distribuída pelo corpo, a depilação a laser não é prioridade na sua vida. Mas, se você faz parte da legião de mulheres que sofre com uma massa de fios escuros, grossos e rebeldes, o método pode ser libertador.

    Depois de algumas sessões, praticamente 100% dos pelos terão desaparecido. Outra boa notícia é que o laser está democrático: novas máquinas permitem que peles negras, morenas e bronzeadas também sejam depiladas.

    O laser elimina o pelo porque a sua energia, em forma de luz, é atraída e captada pela melanina, pigmento presente na haste do fio e responsável pela sua coloração. Essa energia térmica destrói ou retarda a capacidade de o folículo produzir um novo fio. Os pelos que não são eliminados na hora crescem lentamente, mais claros e finos.

    Quais são as principais indicações?
    Eliminar e reduzir pelos de várias regiões do corpo, como por exemplo, axilas, pernas, virilha, buço, zona íntima e barba. Para quem não se adaptou a outros métodos de depilação e para o tratamento da foliculite e pelos encravados.

    A aplicação dói?
    Depende. Se você aguenta firme a cera, não vai sofrer tanto assim com o laser. Mas saiba que há, sim, um desconforto em cada disparo, quanto mais fina e sensível for a pele, maior é a sensação de desconforto.

    Como fica a pele após a primeira sessão?
    O local fica quente e vermelho. O incômodo dura de duas a quatro horas em média e, posteriormente, algumas áreas podem escurecer um pouco e formar pequenas crostas, que desaparecem em questão de alguns dias.

    Qual o número mínimo de sessões?
    O tratamento dura seis sessões, em média. A cada aplicação, muitos dos folículos pilosos são destruídos, não produzindo mais pêlos, enquanto outros são danificados, permitindo que os fios voltem a nascer. A cada sessão adicional, os sobreviventes vão diminuindo e, depois de quatro a seis aplicações, restarão apenas alguns pelos na área tratada.

    Se eu tiver poucos pelos, posso eliminá-los em uma só sessão?
    Não. O pelo só é destruído durante a fase de crescimento. Mesmo em uma área com poucos fios, parte estará crescendo, parte em repouso. As sessões são realizadas em média a cada 30 dias para que possam atingir os pelos nas duas fases.

    Que cuidados devo ter antes e depois da sessão?
    O ideal é ficar pelo menos três semanas sem tomar banho de sol antes de começar o tratamento. Depois de cada sessão, é comum a aplicação de um gel calmante ainda na clínica. Evite calor ou transpiração intensos e sol no local.

    A depilação é para sempre?
    Não. Nenhum laser proporciona depilação definitiva, já que alguns podem voltar a nascer após algum tempo. É necessária uma manutenção anual, para o pelo mais teimoso que possa surgir. Porém a associação da técnica certa com um bom profissional e um aparelho qualificado para o tipo de pele garante depilações duradouras.

    Durante o tratamento, posso me depilar?
    A depilação com cera quente ou fria, pinça ou eletrólise deve ser evitada por entre quatro e seis semanas antes e durante o tratamento a laser. O uso de lâminas e cremes depilatórios é permitido porque esses procedimentos preservam a estrutura do pelo, mantendo sua haste intacta no folículo.

    Posso tomar sol após a sessão?
    É fundamental evitar exposição solar, pois a pele fica frágil e muito mais sujeita a ser danificada. Usar hidratante e filtro solar regularmente.

    Clique aqui e saiba mais sobre as vantagens e indicações deste tratamento