Os grandes vilões da saúde ocular

  • Os grandes vilões da saúde ocular

    Que cuidar da saúde ocular é essencial, todos sabem. Porém, o que poucos percebem é que esses cuidados vão muito além do contato direto com os olhos, eles exigem preocupação constante com todos os aspectos que envolvem a manutenção e melhoria da visão.

    Cinco principais fatores que atrapalham a saúde dos nossos olhos:

    Falta de acompanhamento oftalmológico
    Mesmo quem não tem doenças oculares ou não usa óculos para corrigir problemas de miopia, astigmatismo ou hipermetropia deve visitar o oftalmologista e fazer exames de vista, pelo menos, uma vez por ano.

    Exposição ao sol
    Outro grande vilão é o sol. Os raios UV são tão prejudiciais para os olhos quanto são para pele. Estudos mostram que a exposição prolongada e desprotegida à luz solar, em longo prazo, pode exercer efeitos danosos sobre o cristalino e células da retina, provocando danos na visão e aumentando o risco de desenvolvimento de catarata, degeneração macular relacionada à idade e pterígio.

    Estresse
    O estresse, um dos principais causadores das doenças do mundo moderno, contribui também para o aparecimento de problemas nos olhos. Constantes dores de cabeça, ardência nos olhos, dificuldade de foco, sensação de cansaço e visão turva são alguns dos sintomas da fadiga ocular – doença ocular decorrente dos efeitos do estresse sobre a visão.

    Os principais fatores estressantes são: esforço visual provocado pelo uso de óculos de grau desatualizados e uso intensivo do computador. Isso porque, ao focalizar um objeto ou algo a curtas distâncias, o olho faz ajustes imperceptíveis e incontroláveis para obter o foco. Esses ajustes são chamados de microflutuações da acomodação visual e são realizados através das contrações de um músculo dentro do olho. Como todo músculo, esse esforço contínuo leva ao estresse excessivo das funções oculares e ao cansaço, com isso o olho fica incapaz de promover o foco exato, ocorrendo então os sintomas da fadiga ocular.

    Sono
    Nossa vida é regida pela luz que regula todas as funções biológicas no período de um dia. Por isso, o sono é vital à saúde. O hábito de dormir menos de 6 a 8 horas diárias recomendadas internacionalmente aumenta o risco de alterações vasculares na retina que podem causar problemas visuais ou até perda definitiva da visão.

    Diversas pesquisas apontam uma correlação entre a falta de sono e o aparecimento da obesidade, diabetes e doenças cardíacas, importantes fatores relacionados às degenerações nos vasinhos do fundo do olho. Além disso, os distúrbios do sono comprometem a imunidade e, portanto, a capacidade do nosso organismo combater infecções e ter reações equilibradas às agressões externas, facilitando assim as chances de contrair conjuntivites, especialmente no frio e períodos de estiagem prolongada.

    Dieta
    Uma alimentação saudável não previne apenas doenças do coração, rins e outros órgãos vitais, mas garante também uma boa visão. Isso porque certas vitaminas e nutrientes têm o poder de retardar a degeneração macular relacionada à idade – problema que pode levar à cegueira, entre outros males, como o ressecamento ocular e até a catarata.

    Confira a dieta que faz bem aos olhos:


    – –
    Fonte: Visão em Foco – CBO em Revista
    www.vejabem.org

siga @dermavisus no Instagram