-
- 21 out 2019
Imagine que você estivesse a poucos minutos de ter um bebê. Qual seria o profissional que você procuraria para fazer o parto? Um obstetra? A resposta está correta! Porque este é o profissional mais capacitado para realizar o procedimento. Quando se trata de saúde, todos deveriam ter o mesmo cuidado: procurar um especialista!
Assim também funciona com a escolha do profissional que vai cuidar da sua saúde ocular, o oftalmologista. Todas as pessoas que desejam, e veem a necessidade, cuidar da saúde dos olhos devem procurar um oftalmologista. Isso porque ele conhece toda a estrutura ocular, assim como seu funcionamento e predisposições.
É importante destacar que a visão é um sentido muito importante no corpo humano, e seu funcionamento é complexo; procurar a ajuda do especialista para exames de rotina é uma questão de prevenção! Segundo pesquisa Ibope encomendada pela Sociedade Brasileira de Glaucoma, um terço da população brasileira com mais de 16 anos nunca foi ao oftalmologista.
Porque tem muita diferença entre o oftalmologista e óptico
Por formação, o oftalmologista é o médico especialista na saúde ocular, capacitado para diagnosticar e tratar doenças da visão e anexos, realizar cirurgias, além de identificar erros de refração. O oftalmologista é um ESPECIALISTA da Medicina com atuação em subespecialidades, que tratam doenças orbitárias, plástica ocular, oftalmopediatria, cirurgia refrativa, catarata etc.
A formação de um óptico permite sua atuação nas áreas técnica e de laboratório de produtos oftálmicos, sendo sua função interpretar o receituário do oftalmologista, produzir lentes, montar e consertar óculos, cuidando de sua manutenção, e orientar na escolha do modelo mais adequado de lente e armação de acordo com a necessidade apresentada. O óptico NÃO prescreve receitas médicas.
Porque é importante fazer um exame de vista criterioso
A visão é um bem precioso e requer cuidados muito específicos! O check-up ocular é uma providência importante para prevenir doenças e manter a saúde ocular. Mas a escolha do profissional adequado é determinante para uma avaliação segura. Com um exame oftalmológico, é possível diagnosticar precocemente doenças que podem levar à cegueira, e para isso o trabalho do oftalmologista é mais preciso!
Adquirir óculos sem uma consulta médica pode privá-lo da oportunidade de verificar algum outro problema, às vezes silencioso, porém traiçoeiro, a exemplo do glaucoma, que compromete seriamente a visão.
Jamais use óculos de grau sem prescrição médica e não use óculos de sol “piratas”! A supervisão do oftalmologista é fundamental, também, para os usuários de lentes de contato na orientação do manuseio e cuidados com a limpeza das lentes. O exame de vista de rotina, embora pareça simples, precisa ser realizado por um médico oftalmologista. Isso porque uma consulta com especialista pode determinar mais do que o grau dos óculos, pode avaliar a saúde ocular e mesmo detectar uma doença sistêmica como causa dos sintomas visuais.
As doenças sistêmicas que podem ser identificadas durante um exame de vista com o oftalmologista são inúmeras, tais como: catarata, hanseníase, tuberculose, lúpus, doenças reumáticas, glaucoma, diabetes, disfunções na tireoide, tumores, AIDS, toxoplasmose e hipertensão arterial.
Porque a saúde ocular merece cuidados especiais
O olho é um órgão pequeno do corpo humano que pode ser acometido de 3.892 doenças! Elas podem ser raras ou não. Se uma doença não for identificada a tempo, pode cegar e até matar! O oftalmologista é um médico com competências para cuidar deste órgão, por conhecê-lo com muita propriedade.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) relacionou doenças como miopia, hipermetropia, astigmatismo e a presbiopia ou “vista cansada” na sua Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde. E só podem ser diagnosticadas e tratadas por um oftalmologista.
“…uma consulta com especialista pode determinar mais do que o grau dos óculos, pode avaliar a saúde ocular e mesmo detectar uma doença sistêmica como causa dos sintomas visuais.”
Porque o oftalmologista é habilitado para cuidar de seus olhos
Segundo a Legislação Brasileira, em vigor, decretos- lei 20.931/32 e 24.492/34, ADI 533-2/MC e STJ- 15/09/2015, Acórdão do Ministro Humberto Martins, é proibido:
a) optometrista e técnico ótico instalar consultório para atender pacientes, devendo material ser apreendido e vendido judicialmente, além de multa sanitária;
b) casas óticas confeccionar óculos sem prescrição médica, bem como instalar consultórios médicos nas dependências de seus estabelecimentos;
c) proprietário, gerente, ótico prático e outros empregados do estabelecimento escolher ou indicar e aconselhar lentes de grau, sob pena de exercício ilegal da Medicina.
O médico oftalmologista é o profissional preparado para avaliar a saúde ocular. Para esta formação, ele cursou seis anos de Medicina, três anos de especialização oftalmológica, além de subespecializações, mestrado, doutorado, e fez prova para adquirir Título de Especialista em Oftalmologia, que avalia seus conhecimentos antes de ser intitulado oftalmologista. Participa de congressos e eventos que promovem a discussão científica de novas tecnologias e métodos de tratamento.
Então, quem cuida do seu coração é o cardiologista, do seu ouvido, o otorrinolaringologista, do estômago, o gastroenterologista, da saúde da mulher, o ginecologista, assim também para cuidar dos olhos é o médico oftalmologista!
– –
Fonte: CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia