Saiba como melhorar calos e unhas encravadas nos pés

  • Saiba como melhorar calos e unhas encravadas nos pés

    Na maior parte do dia as sandálias são a melhor e mais confortável opção de calçado para aguentar o calor nos pés. No entanto, algumas pessoas evitam deixar os dedos e calcanhares à mostra por vergonha de problemas como ressecamento da pele, calos ou unhas encravadas.

    Por mais que sejam incômodas, essas questões podem ser tratadas rapidamente, separamos uma lista com dicas para melhorar e evitar tais problemas nos pés, confira algumas delas:

    Rachadura e Ressecamento

    Os pés carregam o peso do corpo, sofrem atrito e têm a pele mais espessa. No verão, então, é preciso ficar ainda mais atento aos cuidados, já que os calçados abertos deixam os pés bem mais expostos a outras agressões, como o contato com a poeira e a poluição. Você pode tratar o ressecamento com um profissional e depois manter os cuidados em casa.

    A podóloga Vera Feliciano explica que as rachaduras tendem a melhorar se você fizer uma hidratação profunda mensalmente usando cremes específicos para os pés. Para dar continuidade ao tratamento em casa, a dermatologista Marcia Linhares, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), recomenda hidratar os pés com cremes à base de ureia e lactato de amônio.

    “E não faça esfoliação nos pés mais de uma vez na semana ou eles podem ficar ainda mais ressecados, apesar da impressão momentânea de maciez”, afirma a médica. Uma dica: usar os cremes à noite e colocar meias faz com que a pele absorva melhor os produtos.

    Calos

    Os calos nos pés são resultado de pressão repetitiva no local, a pele vai se encorpar para criar uma proteção contra um sapato que força demais um cantinho do dedo, por exemplo. Problemas posturais e até as costuras dos sapatos podem criar calos, segundo a dermatologista Isabel Martinez, diretora Clínica Martinez.

    Além de manter os pés hidratados, é preciso que você se afaste dos sapatos que incomodam. Os modelos com pontas arredondadas tendem a machucar menos e, no caso de calçados novos, vale a pena hidratar os pés antes de calçá-los (isso diminui o atrito da pele junto ao sapato). O uso de cremes para descamar a pele (ceratolíticos) também pode ser indicado pelo dermatologista caso os calos sejam muito espessos e recorrentes.

    Unha encravada

    Dependendo da forma como a unha é cortada e as cutículas são retiradas, sua unha acaba encravando – isso acontece quando ela não tem espaço para crescer e faz isso pressionando a pele. Nunca corte as unhas pelos cantos, as pontas precisam ficar livres, no caso dos pés, as unhas devem ser cortadas sempre retas e nunca muito curtas.

    O tratamento varia de acordo com a intensidade de cada caso e pode ser simples, como o afastamento da pele inflamada por um chumaço de algodão, ou exigir procedimentos cirúrgicos, caso de quem precisa extrair a unha para que ela nasça sem causar inflamação. Em caso de infecções, pode ser necessária a utilização de antibióticos de uso local ou via oral e o dermatologista pode receitar.

AOS NOSSOS AMIGOS E CLIENTES

Comunicamos que devido as festas de final de ano estaremos em recesso a partir de 21/12/2018 retornando as atividades normais em 02/01/2019

DESEJAMOS A TODOS BOAS FESTAS

EQUIPE DERMAVISUS
DERMATOLOGIA E OFTAMOLOGIA