-
- 08 dez 2020
A suplementação via oral com colágeno é, ainda, bastante polêmica. Muitas pessoas têm dúvidas quanto a sua eficácia. A médica Nutróloga, professora e responsável pelo departamento de Nutracêuticos da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), Dra. Marcella Garcez Duarte, esclarece que a suplementação com colágeno é sim benéfica para a pele e tem comprovação científica.
Um estudo recente, publicado no Journal of Drugs in Dermatology analisou a suplementação de colágeno para eficácia do tratamento em relação à qualidade da pele, benefícios antienvelhecimento e potencial aplicação na dermatologia médica. “Os resultados preliminares apontam que o uso de suplementos orais de colágeno em curto e longo prazo são benéficos tanto para a cicatrização de feridas quanto no combate ao envelhecimento da pele”, comenta Marcella.
O mercado de nutracêuticos deve crescer até 8% e superar os U$50 bilhões de dólares até 2025, mas a médica nutróloga ressalta que embora o uso de nutracêuticos, como o colágeno para a pele tenha aumentado, é necessário compreender exatamente a qualidade, absorção e eficácia desses compostos. “Esta pesquisa é um passo adiante para preencher esta lacuna de conhecimento. Os dados apontaram que os suplementos orais de colágeno também aumentam a elasticidade da pele, a hidratação e a densidade do colágeno dérmico”, diz.
Marcella evidencia que onze estudos feitos com 805 pacientes foram incluídos para revisão. Desse total, oito estudos utilizaram o composto chamado de hidrolisado de colágeno de 8 a 24 semanas, para o observar a atuação no tratamento de úlceras por pressão, envelhecimento da pele e celulite. Dois estudos usaram tripeptídeo de colágeno de 4 a 12 semanas, com notável melhora na elasticidade e hidratação da pele. Por fim, um estudo utilizou o dipeptídeo de colágeno – este sugeriu que a eficácia antienvelhecimento é proporcional ao conteúdo de dipeptídeos de colágeno ingerido.
“A suplementação de colágeno é geralmente segura, sem eventos adversos relatados. É importante ressaltar que apenas um especialista deve prescrever a suplementação adequada para cada paciente analisando sua saúde e suas necessidades fisiológicas específicas”, endossa.
Informações
Oral Collagen Supplementation: A Systematic Review of Dermatological Applications. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30681787
Nutracêuticos – Esse termo define uma grande variedade de componentes alimentícios que podem ser encontrados isolados ou combinados, desde a forma de cápsulas, até como ingrediente em alimentos processados e ajudam na melhora do estado nutricional da população;
Mercado de nutracêuticos deve crescer até 8% e superar os U$50 bilhões de dólares até 2025 (Relatório de Mercado de Ingredientes Nutracêuticos, da Coherent Market Insight);
O colágeno é uma proteína que tem primordialmente uma função estrutural, mantendo-as unidas em diversos tipos de órgãos e tecidos como pele, ossos, cartilagens, ligamentos, tendões e artérias.
– –
Fonte: ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia