-
- 26 abr 2024
Conhecer o seu tipo de pele é muito importante para ajudar você a entender como cuidar dela de forma adequada e mantê-la sempre bonita e saudável, escolhendo os produtos e a rotina de cuidados corretos.
“Após usar um produto, a minha pele ficou mais oleosa”
“Usei um hidratante, mas ele não melhorou a minha pele”
Relatos como esses são mais comuns do que se imagina, e isso pode ser o resultado do uso de produtos que não são destinados ao seu tipo de pele.
Cada tipo de pele possui diferentes características e por esse motivo requer produtos específicos. E é por isso que nem sempre o produto que deu resultado para a sua amiga vai dar certo para você. Cada pele é única e com particularidades, e saber identificar quais são as características da sua pele faz com que as suas escolhas na hora de usar um produto sejam mais assertivas e tragam os resultados que você espera, além de evitar reações indesejadas.
Outra importância em saber identificar o seu tipo de pele é que fica mais fácil perceber quando a pele está sofrendo alguma alteração, como o aparecimento de espinhas ou sensibilidade que venha a causar desconforto.
Como identificar o tipo de pele?
Os 4 tipos de pele são:
• Normal
• Seca
• Mista
• OleosaPara definir o tipo de uma pele, são observadas características que a pele apresenta e como ela se comporta em certas ocasiões como:
• Aparência ao acordar
• Sensação após lavar o rosto
• Aparência após a prática de exercícios físicos
• Comportamento da pele em outros momentos do dia
• Comece lembrando as características da sua pele. Vamos descobrir qual é o seu tipo agora?Pele normal
A pele considerada normal possui uma textura aveludada e suave. Sua aparência é rosada, e seus poros são pequenos e quase imperceptíveis. Possui boa elasticidade e é bem equilibrada, ou seja, nem muito oleosa, nem muito seca.
Pessoas que têm a pele normal, quando acordam de manhã e se olham no espelho, percebem a pele bem hidratada e sem excesso de oleosidade. Por outro lado, ao fazer uma atividade física mais intensa, essas pessoas geralmente ficam com a pele mais avermelhada nas bochechas.
Pele oleosa
Talvez seja o tipo de pele mais fácil de ser identificado, pois o aspecto é bem brilhante, já que esse tipo de pele produz mais oleosidade do que a pele normal.
Quem tem a pele oleosa normalmente sente a necessidade de lavar o rosto várias vezes ao dia devido à sensação de a pele estar suja por conta da oleosidade. Por outro lado, ao lavar o rosto, a pessoa sente-se confortável.
A pele oleosa apresenta também poros dilatados e maior tendência à formação de cravos e espinhas.
Pele seca
Esse tipo de pele costuma ser mais opaco, com pouca luminosidade e baixa hidratação natural, caracterizada pela perda de água em excesso.
A pele seca pode ter um toque áspero, descama com facilidade e normalmente é mais sensível em algumas regiões, ficando vermelha, por exemplo, na mudança de temperatura ou após a prática de atividade física.
Pequenas linhas e fissuras são mais facilmente percebidas nessas peles devido à falta de hidratação.
Pele mista
É o tipo de pele mais frequente. A pele mista apresenta uma mistura de características dos outros tipos de pele. Algumas regiões do rosto apresentam característica de pele oleosa, como a “zona T” (testa, nariz e queixo), e em outras regiões como por exemplo, nas bochechas a pele é normal ou seca.
A pele mista apresenta um aspecto brilhoso na zona T e pode apresentar também espinhas e cravos nessa região.
Após a prática de atividade física mais intensa, esse tipo de pele fica com aspecto mais oleoso. Por outro lado, na região das bochechas, por ser mais ressecada, após lavar o rosto tem-se a sensação de repuxamento.
– –
Fonte: DermaClub