-
- 11 jan 2022
Crianças são muito ágeis e um segundo de descuido pode resultar em um acidente grave. Por isso, quando há crianças por perto, a regra é uma só: redobrar a atenção. Infelizmente, acidentes envolvendo os olhos são muito comuns na infância, nos mais diversos lugares e situações. Entre as causas mais comuns estão objetos pontiagudos, contusões, animais de estimação e substâncias químicas.
O trauma está entre as principais causas de cegueira na infância. De modo geral, mais da metade dos casos de perda de visão em crianças ocorrem por causas evitáveis (15% tratáveis e 28% prevêníveis). De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), ocorrem, por ano, cerca de 55 milhões de traumatismos oculares que restringem as atividades por pelo menos um dia do indivíduo afetado. Dentre esses, 750 mil necessitam de hospitalização e cerca de 200 mil são traumatismos abertos do globo ocular.
Ainda segundo a OMS, mudanças na legislação, como o uso obrigatório de cinto de segurança e restrições ao uso de fogos de artifício resultaram em uma diminuição dos casos de lesões oculares. Além disso, campanhas de sensibilização sobre estratégias de prevenção de trauma também se mostram bastante eficazes.
Como prevenir o trauma ocular?
Para prevenir acidentes oculares em crianças, algumas medidas podem ser adotadas. Pais, professores e responsáveis devem estar atentos para a adoção de condutas necessárias.
• Mantenha o cabo da panela no fogão virado para dentro, para prevenir queimaduras.
• Não deixe medicamentos e produtos de limpeza ao alcance das crianças.
• Evite brinquedos pontiagudos, estilingues, facas ou tesouras com pontas.
• Tenha cautela com plantas venenosas e pontiagudas. Plantas domésticas, que sejam pontudas, espinhosas ou que soltam líquido leitoso podem causar irritação, caso atinjam os olhos.
• Não fume perto de crianças.
• As fezes de alguns animais, principalmente a do gato e a de aves, podem transmitir a toxoplasmose, doença que provoca inflamação no olho, podendo levar à cegueira. É muito importante ensinar as crianças a lavarem bem as mãos, assim que acabarem de brincar com os animais.
• Produtos químicos e poluentes podem afetar os olhos das crianças que praticam natação ou outros esportes aquáticos. Por isso, o uso de óculos apropriado é muito importante.
• Oriente as crianças a não coçar os olhos repetidamente, pois a frequência pode facilitar o desenvolvimento de infecções e de doenças oculares, como o ceratocone.
• Na escola, professores devem estar atentos ao uso de objetos como lápis e tesoura, pois podem ferir os próprios olhos ou o dos colegas.
• Use cinto de segurança. Crianças de até 10 anos de idade devem estar sempre no banco traseiro.
Caso não seja possível evitar o trauma, é importante manter a calma e buscar ajuda médica. Não tente remover fragmentos ou realizar qualquer medida caseira, pois o quadro pode se tornar mais grave.
– –
Fonte: Veja Bem – CBO em Revista