-
- 22 ago 2024
Para melhorar sua experiência nas visitas ao oftalmologista, você precisa saber qual o momento certo de marcar uma consulta com o médico especialista ou de recorrer ao atendimento de emergência em clínicas e hospitais. Pensando em te ajudar nessa decisão, apresentamos a seguir 5 exemplos de casos que são considerados urgência e nos quais você precisa ir imediatamente ao seu oftalmologista. Confira:
1. Vermelhidão nos olhos
Aparência vermelha ou sangue nos olhos nunca é um bom sinal para a saúde ocular. Esse sintoma pode indicar, por exemplo, uma hemorragia do globo ocular, inflamação, dilatação venosa e até mesmo glaucoma. Por isso, é muito importante buscar ajuda médica rapidamente a fim de diagnosticar o problema e tratá-lo da maneira correta.
2. Perda súbita da visão
Se você não teve nenhum outro sintoma e, de repente, perdeu a visão, sem dúvidas é necessário passar pelo atendimento emergencial. Esse problema pode sinalizar hemorragia vítrea e macular, descolamento da retina, oclusão venosa ou arterial.
3. Ocasião de trauma
Em casos de impactos no globo ocular, traumas provocados por objetos perfurantes ou por produtos químicos, você deve entrar em contato com seu oftalmologista rapidamente para evitar complicações e receber o tratamento adequado.
4. Visão turva
Sensação repentina de visão embaçada, turva e de sensibilidade à luz não é normal. É fundamental diagnosticar e tratar esse sintoma o quanto antes. Lembre-se de que os sinais súbitos de mudança na visão são sempre um caso de urgência e merecem atenção especial.
5. Dor intensa
Está sentindo dor aguda e náusea acompanhada de visão turva e vômito? Talvez isso seja sinal de glaucoma, uma lesão do nervo óptico que pode provocar a cegueira. Portanto, não hesite em buscar o atendimento oftalmológico de emergência.
– –
Fonte: HOSP – Hospital de Olhos de São Paulo