Atenção especial à visão dos pequenos estudantes

  • Atenção especial à visão dos pequenos estudantes

    As férias acabaram e é hora de voltar às aulas, momento ideal para redobrar os cuidados com a saúde dos olhos. É fundamental que pais e professores fiquem ainda mais atentos às dificuldades das crianças para enxergarem.

    Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 35,8 milhões de brasileiros usam óculos de grau. Profissionais destacam alguns sinais que podem indicar que é hora de visitar um oftalmologista e escolher lentes referenciadas para cuidar da visão.

    Fique atento aos sintomas

    Dores de cabeça
    Geralmente, o primeiro sinal de que algo está errado é a dor de cabeça, aquela que, mesmo com analgésico, não vai embora. Ela ocorre quando se faz um esforço maior para enxergar e as dores costumam ser, na maioria dos casos, na testa.

    Piscar com frequência e apertar os olhos
    Quando se aperta os olhos para enxergar pode ser que inconscientemente esteja se querendo melhorar o foco da visão.

    Trazer objetos para perto dos olhos
    Aproximar os olhos de tudo o que precisa enxergar é um sintoma que precisa ser investigado. Esses podem ser sinais de miopia.

    Coçar os olhos insistentemente
    Essa é uma indicação clássica de fadiga ocular e deve ser monitorada. Nos dias em que a umidade do ar está baixa, essa condição se intensifica e pode a provocar lesões nas pálpebras.

    Mostrar dificuldade com a leitura
    Quando a criança, já alfabetizada, não consegue ler uma sentença sem se perder nas palavras ou pular linhas, pode ser sintoma de astigmatismo. Acompanhar a leitura com um dedo também pode ser um caso a ser acompanhado por um especialista.

    Sensibilidade à luz
    Esse é outro sinal fácil de reconhecer. Quando se demonstra incômodo exagerado em ambiente muito iluminado ou ainda sob luz solar, pode ser que haja algum problema ocular.

    Observados alguns desses sintomas é necessário procurar um oftalmologista para um diagnóstico completo e, em alguns casos, a indicação de lentes corretivas. Diferente do que a maioria pensa, usar óculos está bem longe de ser um problema. Atualmente, existem várias opções no mercado que permitem que você viva confortavelmente, mesmo se o seu problema for miopia ou hipermetropia.

siga @dermavisus no Instagram