O FPS não é o mais importante em um protetor solar

  • O FPS não é o mais importante em um protetor solar

    O fator de proteção solar representa o tempo a mais que a pele fica protegida. Por exemplo, se sua pele leva cinco minutos para sofrer os efeitos do sol, ao passar um protetor com fator de proteção solar 15, a pele fica protegida por 15 vezes mais tempo (no caso, 75 minutos).

    O mesmo protetor sobre uma pele mais escura, que sofre os efeitos solares após sete minutos, protege por 105 minutos. Mas, cuidado. Isso não quer dizer que o FPS 60 seja quatro vezes mais poderoso que o FPS 15, mas que ele protege por quatro vezes mais tempo.

    Mas o que é pele protegida? É aquela que, quando exposta ao sol, não apresenta danos visíveis como vermelhidão e queimaduras. Já a numeração dos protetores é uma convenção internacional regulamentada por órgãos reguladores de medicamentos, como a Anvisa.

    Para saber se aquele produto vai, de fato, proteger a minha pele, o filtro precisa conter dióxido de titânio ou óxido de zinco. E precisa ser loção, não spray. O titânio e o zinco são refletores de luz, seja radiação UVA ou UVB. Eles estão presentes nos protetores físicos, com FPS a partir de 30, e são as melhores opções, pois não têm componentes químicos.

    Portanto, da próxima vez que for às compras por um novo protetor, não deixe de verificar o rótulo também para garantir uma proteção completa.