-
- 19 nov 2019
Acidentes acontecem, especialmente na área dos olhos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou que, a cada ano, entre 1,5 milhão e 2 milhões de pessoas ficam cegas no mundo em decorrência dos danos causados por traumas oculares. Nunca acreditamos que irá ocorrer conosco ou com alguém da nossa família, mas é preciso saber como agir quando acontecer um trauma.
A maior parte dos acidentes envolvendo os olhos ocorre dentro de casa. Crianças e idosos são os mais vulneráveis a esse tipo de ocorrência. Panelas a fácil alcance, quinas de mesas e balcões, ou até mesmo objetos pontiagudos como lápis e tesouras, podem ser perigosos para crianças. Já para os idosos, o risco de queda ou de instilar um medicamento errado nos olhos, é bastante comum. Enquanto que, no trabalho, os olhos são a quinta parte do corpo mais atingida em acidentes. Os equipamentos de segurança são imprescindíveis nessas situações.
Mas o que fazer em caso de traumas oculares?
• Em caso de acidentes com usuários de lentes de contato, as mesmas devem ser retiradas imediatamente, pois podem aumentar a irritação. Certifique-se de ter as mãos limpas ao retirar, para não contaminar mais ainda a área afetada.
• Caso o acidente seja com alguma substância química, como acetona ou álcool, deve-se lavar abundantemente. O ideal é manter os olhos sob água corrente por pelo menos 15 minutos. O mesmo vale para caso seja administrado um remédio errado, com embalagem semelhante a um colírio, por exemplo. Depois, procure um médico oftalmologista, uma vez que alguns sintomas não aparecem imediatamente após o acidente e só um especialista poderá avaliar a extensão do dano.
• Em caso de lesão devido a fragmentos ou corpos estranhos nos olhos com perfuração, devemos acalmar a pessoa que sofreu o acidente, realizar algum tipo de curativo ou proteção para a área afetada e encaminhá- la para a emergência para que tenha atendimento especializado.
• Não coce os olhos para remover corpos estranhos. O atrito causado na região poderá piorar a situação ao causar lesões na córnea, película transparente protetora do globo ocular. Não esfregue os olhos, em caso de poeira ou areia, lave-os sob água corrente. Em caso de fragmentos, madeira ou vidro, por exemplo, procure atendimento emergencial com um médico oftalmologista.
• Em casos de queimaduras ou exposição ao calor, faça compressas de água fria. A compressa com panos úmidos em água fria deve ser mantida apenas enquanto a pessoa acidentada é encaminhada para a emergência. Não se deve tratar a lesão somente dessa forma, mas é uma maneira de minimizar as lesões. Algumas lesões, como as causadas por utilizar solda sem óculos de proteção, tendem a demorar a mostrar sintomas e sinais, mas assim que sentir algo, deve-se procurar um médico oftalmologista.
Em caso de dúvida de como agir mediante um acidente, sempre procure ajuda especializada e encaminhe o acidentado para um hospital. Não aja por conta própria ou procure solução na internet, pois o procedimento incorreto pode levar a maiores danos à saúde dos olhos.
– –
Fonte: CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia